sexta-feira, 18 de julho de 2008

Migrando Ubuntu 8.04 - Fedora 9.




Esta semana migrei meu sistema do Ubuntu 8.04 para o Fedora 9. Tomei esta decisão pois já faz um bom tempo que tinha vontade de mudar pra outra distro que não fosse baseada no debian, e trabalhar com outros tipos de pacote. Pensei no OpenSuse, Solaris, Red Hat... mas acabei ficando com o Fedora. Consegui baixar a .iso do DVD da nova versão do Fedora 9 - Sulphur, e instalei na antiga partição "/" do ubuntu, deixando meu "/home" intacto. Estou começando a usar esta nova distro, e de cara posso dizer que a parte gráfica é uam das melhores que já vi, porém, como nem tudo são rosas uma queixa que deixo é sobre as atualizações do fedora 9, que diferentemente do Ubuntu são muito lentas. Pesquisei em alguns foruns e vi que o Fedora 9 carrega toda a lista de pacotes para a atualização( o que se torna um processo demorado), para resolver o problema recorri ao blog do meu amigo allisson, e lá ele fala sobre um plugin(yum-presto) que faz com que ele carregue apenas as "diferenças" dos pacotes, reduzindo em até 80% o tempo das atualizações. No mais estou gostando da distro! =D

Nenhum comentário: